Estrategia e Vantagens Competitivas
As três unidades industriais, Jalles Machado, Otávio Lage e Santa Vitória possuem capacidade total para o processamento de 9 milhões de toneladas/safra, com cana 100% própria, plantio e colheita 100% mecanizados.
Localizadas no estado de Goiás e Minas Gerais, as usinas contam com diversos benefícios fiscais e concorrência por terras inferior do que outras localidades do país.
No mercado interno, a Jalles foca suas vendas nas regiões Norte e Nordeste, onde seu açúcar, vendido com a marca própria Itajá tem notório reconhecimento. A produção do açúcar orgânico é comercializada nas grandes redes nacionais, porém é destinada principalmente ao mercado externo. Mais de 20 países recebem o Açúcar Orgânico Itajá, sendo o locais de maior relevância os Estados Unidos e continente Europeu. Tanto o açúcar branco quanto o orgânico apresentam alto diferencial no preço de comercialização quando comparado ao açúcar VHP. Atualmente, a Jalles é a segunda maior produtora mundial de açúcar orgânico e a maior exportadora para o mercado norte-americano.
Na cogeração de energia, a Companhia possui contratos de longo prazo, corrigidos pelo IGPM ou IPCA, proporcionando fluxo de caixa altamente estável e previsível. O saldo é vendido no mercado spot, que tem mostrado preços atrativos nos últimos períodos.
A Jalles é referência no que tange à atividade agrícola. A agricultura de precisão, com uso de GPS e piloto automático em parte da frota, a aplicação de insumos em taxas variáveis, que permite a aplicação de insumos agrícolas nas quantidades requeridas em cada área, as parcerias de longo prazo firmadas junto a institutos de pesquisa como o CTC, IAC e Ridesa que, entre outros, auxiliaram na criação de variedades de cana específicas para o clima da região, e o baixo raio médio, permitem à Companhia aumentar a longevidade do canavial, atingir alta produtividade agrícola e ainda reduzir os custo com CCT.