Setores de Atuação

Açúcar

Comercializado sob a marca Itajá, o açúcar branco produzido pela Jalles Machado está em constante aprimoramento e atende a padrões internacionais de qualidade. Todo o processo de fabricação, do plantio da cana ao empacotamento, é acompanhado por profissionais altamente treinados e qualificados.

Em consonância com a busca pela melhoria contínua em suas margens, a Jalles Machado conta ainda com a produção de açúcar orgânico, produto de alto valor agregado.

Grande diferencial do Grupo, o produto impõe diversas barreiras à entrada de novos concorrentes, exigindo vasto conhecimento técnico, desde o preparo de solo até a comercialização.

Produzido de acordo com a filosofia da alimentação natural, o açúcar orgânico Itajá obedece a rígidas normas internacionais de certificação de qualidade, do plantio ao produto final.

Destinado principalmente ao mercado externo, o Açúcar Orgânico Itajá conquistou o mercado internacional, sendo certificado pelo Instituto Biodinâmico – IBD, que preza pela produção aliada à preservação ambiental e responsabilidade social.

Por fim, a indústria ainda é responsável pela produção do açúcar VHP (Very High Polarization), exportado para países como Estados Unidos, Canadá, Rússia, Emirados Árabes, Nigéria, Indonésia, Bangladesh e Índia.

 

Etanol

A produção do etanol álcool carburante, energia renovável que não polui o meio ambiente, é dividida em etanol anidro, para mistura na gasolina, e hidratado, para uso direto em motores com a tecnologia flex ou movidos exclusivamente a etanol.

Há ainda a produção do etanol orgânico, de alto valor agregado e utilizado nas indústrias farmacêutica, alcoolquímica, de bebidas, cosméticos e alimentícia.

 

Cogeração

A Companhia gera sua própria energia. A partir do bagaço de cana como fonte de energia térmica, mecânica e elétrica, a indústria iniciou, em 1995, um projeto pioneiro no Estado de Goiás de cogeração.

Somadas, as duas unidades têm capacidade instalada de geração de 142 MW, suficientes para abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes.

Com a substituição da energia fóssil pela energia limpa, gerada com a biomassa, a Companhia também comercializa créditos de carbono, resultado da redução da emissão de gases geradores do efeito estufa.

A Jalles Machado é sócia da Albioma Participações do Brasil nas duas plantas de Cogeração, Albioma Esplanada e Albioma Codora, com participação de 40% e 35% em cada uma das empresas, respectivamente.

 

Saneantes

A linha de produtos saneantes foi idealizada para agregar valor ao etanol produzido pela Jalles Machado. Estão divididos entre produtos de limpeza doméstica e de uso profissional, que vão desde álcool líquido e gel, até desinfetantes hospitalares.

 

Levedura

Com o intuito reutilizar a matéria-prima excedente da fermentação alcoólica, a Jalles Machado iniciou, em maio de 2009, a produção de Levedura Seca. A instalação foi concebida com a finalidade de produzir levedura seca comum e produtos autolisados, estando estruturada de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, solicitados pelos mercados mais exigentes. Possui capacidade instalada para a produção de 22 toneladas/dia.

Por possuir alto conteúdo proteico, elevada concentração de vitaminas do Complexo B e excelente balanço de aminoácidos, a levedura seca é comercializada como suplemento nutritivo na formulação de ração animal.