Perfil Corporativo

A Jalles é uma companhia com retornos diferenciados, diversificada na produção de açúcar e álcool, cogeração de energia elétrica, saneantes e levedura. Na área agrícola, somos obcecados pela constante busca da alta produtividade e redução nos custos, alcançadas com canavial 100% próprio, uso intensivo da mecanização, irrigação e variedades próprias para as condições climáticas da região. Do lado do produto, a Companhia busca se diferenciar com um mix de produtos de maior valor agregado.

O açúcar, produzido sob a marca própria Itajá, atende aos consumidores nacionais com o açúcar branco e orgânico, sendo este último também exportado para mais de 20 países. Os dois produtos possuem diferenciais de margem importantes se comparados ao açúcar VHP e obedecem às mais diversas certificações, que permitem à Companhia atuar em diferentes segmentos no mercado local e internacional.

A Jalles está entre os maiores produtores e exportadores mundiais do mundo de açúcar orgânico. O açúcar branco da marca Itajá foi apontado pela conceituada revista SuperVarejo como o segundo açúcar mais vendido nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, sendo o quinto no Brasil.

Em Etanol, a Jalles produz etanol anidro, hidratado e orgânico, além de produtos de limpeza, álcool gel e álcool hospitalar para o mercado interno, produzidos na fábrica instalada na Unidade Jalles Machado (UJM). A forte operação de cogeração de energia, em parceria com a Albioma, permite às unidades, Jalles Machado e Otávio Lage (UOL), a autossuficiência em energia e exportação do saldo produzido via contratos de longo prazo. A venda de energia melhora a estabilidade e previsibilidade do fluxo de caixa e é estratégica para a Companhia, pois praticamente toda a receita é incorporada ao EBITDA, dado que os custos e despesas operacionais são marginais.

Recentemente, no ano de 2022, a Jalles realizou a aquisição da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool – SVAA (Unidade Santa Vitória – USV)  e a ERB Minas (hoje, Jalles Bioenergia), localizadas na cidade de Santa Vitória em Minas Gerais.

A localização dos ativos é outro importante diferencial. A proximidade das plantas permite a captura sinergias de custo, vendas e despesas administrativas, além de otimizar o uso de equipamentos agrícolas. Com duas unidades no estado de Goiás, a Companhia atende aos mercados consumidores do centro-oeste e nordeste com menor custo de frete e de forma mais competitiva, localidades menos exploradas e que têm mostrado taxas de crescimento superiores à média do País. Com a terceira unidade, em Santa Vitória, a Jalles atende ao mercado de Minas Gerais e outros Estados da região.

O governo estadual ainda concede determinados benefícios fiscais de longo prazo, que contribuem para margens mais elevadas.

Em Goiás, o custo de expansão da área de plantio tende a ser menor quando comparado às regiões de cultivo de cana mais tradicionais, como o interior do estado de São Paulo. Por último, com a finalização das ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste, a Jalles ainda se beneficiará da proximidade de um importante corredor para exportação de seus produtos.

Dado que cerca de 70% dos custos de produção estão relacionados ao campo, a Companhia, ao longo de sua história, procura anualmente reduzi-los por meio de um manejo cada vez mais eficiente. A Jalles fez, nos últimos anos, investimentos relevantes em irrigação e para a redução da idade média do canavial, o qual, sendo 100% próprio, mitiga por sua vez o risco de suprimento e aumenta o controle de qualidade do canavial. Colheita e plantio são 100% mecanizados e refletem, principalmente, no aumento da produtividade e redução de custos com a lavoura.

Para a Jalles, um dos principais diferenciais na agricultura é a irrigação. Nos últimos anos, os investimentos se concentraram em dois tipos: irrigação de salvamento, que serve como seguro frente às adversidades climáticas; e irrigação plena e/ou suplementar, que aumentam a produtividade do canavial e a vida média da planta, diluindo o custo de plantio em um período maior.

A Companhia conta ainda com técnicas sustentáveis de manejo agrícola, com o uso de maquinários e tecnologia de ponta, além do grande esforço para aumentar o número de variedades de plantas, por meio de parcerias com o IAC, CTC e outros institutos. Atualmente, são mais de 20 variedades de cana adaptadas ao clima e solo da região, com maior produtividade e resistência climática e a doenças.

Em relação à governança corporativa, a Jalles buscou, desde sua criação, se diferenciar neste quesito. A Companhia trabalha seguindo os mais elevados padrões de governança, com alta disciplina financeira e de gestão de risco. Estão instalados os comitês de finanças, comercial e de sustentabilidade, os dois primeiros se reunindo mensalmente para traçar estratégias e contam com assessorias externas de renome nacional e internacional. O conselho de administração é composto, além dos acionistas majoritários e minoritários, dois membros independentes de relevante reputação no mercado.

A Jalles é auditada, desde 1987, por uma das “Big Four”, além de contar com um time de gestão experiente, qualificado e reconhecido pelo mercado, departamento de Relações com Investidores 100% dedicado e publicação do seu rating corporativo por duas das principais agências de risco mundiais.

A eficiência operacional e a obsessão da Administração na redução de custos com ganhos de eficiência estão refletidas em diversos indicadores operacionais da Companhia. A elevada produtividade agrícola, comercialização de produtos com maior valor agregado e seu time de gestores experientes, que atuam com disciplina no gerenciamento de riscos, fazem da Jalles um player diferenciado dentro do setor sucroenergético nacional.